noticias196 Seja bem vindo ao nosso site Onda News!

Economia

Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro

Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2

Publicada em 30/10/24 às 09:04h - 41 visualizações

Onda News


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro  Compartilhar a noticia Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro  Compartilhar a noticia Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro

Link da Notícia:

Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro
 (Foto: Ilustração)
A conta de luz vai ficar mais barata em novembro com a mudança da bandeira tarifária, anunciada na última sexta-feira (25). Com a volta das chuvas, houve melhora nas condições de produção de energia elétrica, e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária passará de vermelha para amarela.

Com a mudança, a taxa será reduzida para R$ 1,885 por 100 kWh de consumo, na conta de todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional.  
Em outubro, com a bandeira definida como vermelha patamar 2, a cobrança adicional na conta é de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos.

“Com esse novo cenário de adoção da bandeira tarifária, o subitem – que é a energia elétrica residencial – vai ficar em torno de -5,7%, fazendo com que tenha um impacto de -0,2 ponto percentual na inflação mensal”, afirma o economista Matheus Dias, da FGV IBRE – Instituto Brasileiro de Economia.

A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.

Uma sequência de bandeiras verdes, sem a cobrança de tarifas extras, foi iniciada em abril de 2022. A série foi interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1, em setembro. 

Com as ondas de calor e as fortes secas no início do segundo semestre, a Aneel acionou a bandeira vermelha patamar 2 em outubro.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48)999084928

Visitas: 2274
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2024 - Onda News - Portal Onda News - A Onda da Informação! Laguna/SC
Converse conosco pelo Whatsapp!